top of page

SOBRE A ABORDAGEM

A Abordagem Centrada na Pessoa é uma abordagem de matriz humanista desenvolvida pelo psicólogo americano Carl Rogers (1902 - 1987).
Seu pressuposto fundamental é que em todo individuo existe uma tendência atualizadora inerente do organismo para crescer, se desenvolver e atualizar suas potencialidades numa direção construtiva. Essa tendência atualizante é afetada pelas condições do meio, que pode facilitar ou dificultar sua expressão.

 

Essas condições são inúmeras e múltiplas mas Rogers atribui importância especial a qualidade de relacionamento no qual a personalidade do indivíduo se desenvolve. 
A existência de um contexto de relações interpessoais no qual o sujeito se sinta aceito e amado de forma incondicional é fator crucial na evolução de uma personalidade que possibilite a máxima expressão dessa tendência a atualização. 

 

É uma abordagem profundamente relacional, pois considera que somos seres no mundo em constante interdependência com os outros seres e o meio ambiente compreendido em suas dimensões físicas, sociais, históricas e culturais. 
 

O ambiente terapêutico garante um clima seguro baseado em posturas terapêuticas facilitadoras do terapeuta: aceitação incondicional, congruência e compreensão empática. Permitindo a construção de um processo rico de exploração e experimentação das mais diversas possibilidades de ser e estar no mundo. terapia

bottom of page