top of page
Buscar
  • ninaformiga

A visita de uma borboleta

Atualizado: 14 de fev. de 2022


"Todo viver verdadeiro é encontro" afirma Martin Buber, filósofo e humanista, principal expositor da filosofia do inter-humano. Segundo ele, o homem é um sujeito de relação, e é nesse contexto que ele se desenvolve. Um processo de psicoterapia idealmente recria esse contexto, como um esforço para sanar a excessiva ênfase que a cultura dá ao individual, promovendo rupturas na nossa relação com a mundo, a natureza e na nossa relação conosco mesmos.

Essa borboleta me visitou e ao pousar em meu braço veio me confirmar essa e algumas outras reflexões.

O quanto pode ser transformador ser tocado com delicadeza; que vulnerabilidade, força e beleza caminham juntas; que a sensação de pertencimento pode ir muito além das relações entre humanos; que no encontro empático, as diferenças se encontram, somam forças que liberam crenças arrigadas de separação e polinizam a gestação de novos mundos; que cuidar é SER um ambiente propício ao desenvolvimento como o jardim florido é para a borboleta.

É também enaltecer a singularidade e diversidade, permitir e contemplar o voo confiando que a potência de uma relação não é determinada pelo tempo que ficamos juntos mas na aprendizagem significativa que um proporciona ao outro.


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

O corpo

"Depois de tanto tempo separados Minha mente e meu corpo enfim voltam a se encontrar - meu corpo minha casa" rupi kaur Qual o lugar do corpo em nossas experiências? Onde no corpo uma emoção se manifes

Sim à vida!

"Sei que existe uma resistência oculta em mim para tudo que eu mais desejo. Chegar nesse esconderijo nem sempre é simples. Às vezes tenho que dobrar noventa e nove esquinas, cruzar duzentos e cinquent

Comments


bottom of page